-
Arquitetos: Marta Maccaglia, Semillas
- Área: 230 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: AutoDesk, Cemento INKA, Eternit, NEMATSA srl
Descrição enviada pela equipe de projeto. A comunidade nativa de Ótica está localizada às margens do rio Tambo, na floresta central do Peru. Um antigo edifício, construído pelo governo local, havia sido destinado à comunidade, no entanto, a construção foi abandonada devido à falta de representação cultural e ausência de condições adequadas de conforto ambiental. Por essa razão, a comunidade ainda necessitava de um espaço comunitário.
Assim nasceu o projeto das novas instalações comunais, ou Casa Grande “Atyaro Pankotsi”, para a comunidade indígena Ashaninka, de Otica. O projeto foi realizado por meio de oficinas participativas e arquitetura de caráter local, desenvolvidas a partir de contribuições da comunidade. Atualmente o espaço é um ponto de encontro catalítico e tem uso polivalente.
A construção está localizada em um ponto central da comunidade, anexo à praça principal e ao campo de futebol. O programa é composto por um espaço polivalente e um módulo com cozinha, escritório e oficina de artesanato.
O edifício foi construído sobre uma fundação contínua de pedra e cimento, que eleva o volume do solo, de forma a protegê-lo das cheias e, ao mesmo tempo, configura uma arquibancada exterior e interior, gerando um espaço no formato de um anfiteatro retangular. A estrutura de madeira apoia a cobertura de duas águas com telhas de fibrocimento. Esta ampla cobertura protege o volume do sol e da chuva, garantindo conforto ambiental, ventilação e iluminação natural constantes. Duas praças de acesso, equipadas com um banco na sua orla e uma árvore nativa no meio, indicam os acessos ao espaço comunitário. Ao norte, um módulo de concreto e tijolo abriga a cozinha, o escritório e a oficina de artesanato, que se desenvolve em dois pavimentos. Os materiais selecionados foram em sua maioria locais, a madeira vem das florestas de Ótica, as pedras do rio próximo e os tijolos de argila das comunidades próximas à Ótica.
A proposta arquitetônica foi inspirada em seu entorno e o espaço se assemelha a uma grande praça coberta que abriga múltiplos usos como reuniões, festas e workshops.